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Diversos

BlogAfresp e colaboração em massa

teo-franco1[Teo Franco]

Como já dissemos em artigo anterior, o BlogAfresp surgiu com o propósito de agregar talentos e reunir ideias com vistas a incentivar a reflexão sobre os temas tributários e demais relacionados à atividade fiscal, para, assim, abrir um canal de diálogo com a sociedade civil.

Diante da velocidade crescente de informações despejadas a cada minuto na world wide web, muito tem se falado e questionado sobre a qualidade desse conteúdo. Diante disso, à categoria fiscal, formada por um repositório invejável de experiência e conhecimento, se impõe o dever de participar neste mundo cibernético com os talentos que dispõe na tentativa de difundir o pensamento do fisco.

Para o desenvolvimento de tal tarefa, de forma democrática e colaborativa no mundo virtual, com sucesso, tem sido utilizado um modelo de produção chamado crowdsourcing, o qual conta com inúmeros voluntários espalhados pela internet. Traduzido ao pé da letra, significa multidão (crowd) e fonte (sourc(e)ing), mas o seu sentido, na prática, quer dizer “brainstorm da multidão” ou “colaboração em massa”.

Por definição, o crowdsourcing é um tipo de atividade online participativa em que uma organização propõe a um grupo de indivíduos, através de uma chamada flexível e aberta, o compromisso voluntário de uma tarefa [i] criando sinergia entre a massa de talentos reunidos.

Sobre o trabalho colaborativo, Eric Steven Raymond é citado como referência. Famoso hacker americano, é autor do emblemático ensaio A Catedral e o Bazar [ii] , considerado por muitos como o manifesto do movimento open source (código aberto). De forma sucinta, a obra apresenta dois diferentes modelos de desenvolvimento (de um software livre):

O modelo Catedral, no qual o código fonte em elaboração é restrito a um grupo exclusivo de desenvolvedores.

O modelo Bazar, o código é desenvolvido de forma totalmente aberta e pública, utilizando a Internet. [iii]

A tese central do ensaio de Raymond é que se o código fonte está disponível para teste, escrutínio e experimentação pública, então os erros serão descobertos rapidamente. Em contraste, Raymond alega que uma quantidade de tempo e energia irregular são gastos, procurando por erros, no modelo da Catedral, quando as diversas versões de código são avaliadas por um número limitado de desenvolvedores.

A terminologia usada no ensaio tem sido estendida para descrever outros tipos de projetos e não somente software.

Catedral: 

• Ambiente fechado e altamente hierarquizada;
• Pequeno grupo de líderes e desenvolvedores;
• Desenvolvimento centralizado;
• Somente versões estáveis e/ou beta;
• Modelo de desenvolvimento clássico.

Bazar:

• Ambiente aberto, onde todos podem participar;
• Número indefinido de líderes e desenvolvedores;
• Desenvolvimento cooperativo;
• Liberação de várias versões;
• Sem metodologia definida.

Um uso comum da frase “a Catedral e o Bazar” é contrastar o desenvolvimento proprietário com o desenvolvimento de código aberto. A propósito, a Wikipedia é um projeto que implementa o modelo do Bazar, enquanto a Nupedia e a Enciclopédia Britannica são projetos que usam o modelo da Catedral.

O crowdsourcing é uma nova e crescente ferramenta para a inovação, com a proposta de alavancar novas ideias, pela qual um grande número de pessoas é capaz de corrigir lacunas, uns dos outros, para obter resultados finais mais fiáveis do que a resposta de um indivíduo ou de um pequeno grupo. O maior exemplo desse conceito é a própria Wikipedia, citada acima, e seus mais de 17 milhões de artigos, numa rede colaborativa de conhecimento real time. As pesquisas de audiência da web ratificam que a colaboração em massa na internet está presente nos sites mais populares da rede, como Facebook, Youtube e Twitter.

Grandes corporações passaram a reconhecer no crowdsourcing uma oportunidade de angariar talentos e identificar soluções criativas, tais como IBM, Nokia, Tecnisa e 3M. Companhias globais, além da Wikipedia, Amazon, Skype e Google, provaram que o modelo provou ser eficiente.

Um dos movimentos de alto impacto na participação colaborativa na vida pública ficou consagrado com a campanha presidencial de Barack Obama, em 2008. Em 2010 a comunidade médica de Harvard criou um projeto baseado no crowdsourcing para mobilizar pesquisadores a desenvolverem soluções para o diabetes tipo 1, por exemplo. No Brasil, existem exemplos de crowdsourcing que revelam o quanto a mídia eletrônica é capaz de estimular a webcidadania, mobilizando e aguçando o espírito crítico de pessoas que decidem se unir por uma causa através da internet.

No Brasil, um exemplo é o portal Webcidadania, que já relacionou mais de vinte projetos no Brasil, dentre eles, Congresso em Foco e Ficha Limpa. O site Cidade Democrática, como diz sua própria página inicial, é “uma plataforma de participação política, onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para a construção de uma sociedade cada vez melhor”.

A junção do crowdsourcing com a webcidadania costuma resultar numa ação de empreendedorismo social na internet. Um exemplo disso é projeto Catarse, definido como uma plataforma de financiamento coletivo de projetos artísticos e culturais associados a causas sociais.

Segundo os especialistas, o engajamento e a eficiência do crowdsourcing em consonância com a webcidadania ainda são pontos sob avaliação, no entanto, é certo que o mundo está diante de uma possibilidade cada vez mais efetiva de utilização da mídia eletrônica para o exercício legítimo da cidadania. No caso do BlogAfresp, um grande passo na direção da integração, transparência e diálogo.

Notas:

[i] Estellés-Arolas, Enrique; González-Ladrón-de-Guevara, Fernando (2012),”Towards an Integrated Crowdsourcing Definition“, Journal of Information Science 38 (2): 189–200

[ii] A Catedral e o Bazar, foi o primeiro livro completo e comercialmente distribuído e publicado sob a licença Creative Commons.

[iii] Raymond credita a Linus Torvalds, líder do projeto Linux, como o inventor deste modelo.

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